terça-feira, 27 de outubro de 2009

Produção de texto: gênero histórias de aventuras.

Texto de aventuras sempre atraem crianças e adolescentes. Nossa proposta de produção de texto é a seguinte: imagine que o jornal de sua escola esteja fazendo um concurso para escolher texto de histórias de aventuras para publicar no espaço reservado à literatura. 

Para concorrer, você deve produzir um texto a partir de um início dado. O texto deve conter aproximadamente 30 linhas.
Não se esqueça de dar um título interessante para seu texto.


Era um domingo de sol. Paulo e seus amigos sairam caminhando pelas ruas das cidade. De repente...


Correção: Uma forma interessante de corrigir os textos seria levar os colegas lerem os textos uns dos outros e fazerem sugestões de correção. No início essa tarefa pode parecer muito difícil, depois descobrimos que os alunos são leitores bastante críticos.
Pode-se apontar alguns elementos a serem observados como;

  • Pontuação adequada,
  • Escrita correta das palavras,
  • Uso adequado da concordânica nominal e verbal (observar o registro do texto)
  • Uso de letras maiúsculas e minúsculas,
  • Uso de letra legível,
  • Organização do texto no papel,
  • Uso de parágrafo,
  • O texto contém todas as informações necessárias ao leitor.
  • Existência de algum trecho que está confuso ou incompreensivo,
  • Repetição de palavras,
  • Palavras empregadas com sentido inadequado,
  • Repetição de informações que impede o texto de avançar.
  • Escreveu o título,
  • O título está de acordo com o texto e desperta a atenção do leitor.
As sugestões de correção devem vir em uma folha a parte, por outro lado, seria interessante estimular o aluno revisor que apontasse também as qualidades do texto, aquilo que ele achou interessante, o que prendeu sua atenção, etc.
Dessa forma também preparamos nossos alunos para serem alunos críticos de seus textos e de outros textos e  a produção textual também seria muito beneficiada.

Ainda pode ser apresentada uma ficha com os principais itens para a construção do gênero histórias de aventura :
  • Contextualização- espaço e tempo em que passa a história,
  • Presença de personagens e suas características,
  • As relações estabelecidas entre os personagens,
  • A progressão temporal do texto e seus marcadores,
  • Apresentação do conflito,
  • A resolução do conflito,
  • O final da história,
  • Observar como se dá a retomada dos elementos dentro da história ( coesão).
Isso tudo pode parecer muito complicado, mas  não é. O professor deve ir aos poucos habituando sua sala de aula a trabalhar nessa perspectiva. Os bons frutos serão a recompensa da persistência.

    2 comentários: