(Arnaldo Barreto)
Cavemos a terra, plantemos nossa árvore,
Que amiga e bondosa ela aqui nos será!
Um dia, ao voltarmos pedindo-lhe abrigo,
ou flores, ou frutos, ou sombras dará!
O céu generoso nos regue esta planta;
o Sol de dezembro lhe dê seu calor;
a terra, que é boa, lhe firme as raízes
e tenham as folhas frescuras e verdor!
Plantemos nossa árvore, que a árvore amiga
seus ramos frondosos aqui abrirá,
Um dia, ao voltarmos, em busca de abrigo,
ou flores, ou frutos ou sombra dará
Que lindo este hino, eu cantava na escola nos idos de 1958, lá em jandaia do Sul, no Norte do paraná. Que saudade!!!!!Adorei achar esta letra, póis eu só lembrava da primeira estrofe...
ResponderExcluirvaleu Regina!
Neiva Pini
Neiva,
ExcluirCantava este hino na minha infância, em Tamboára (PR), anos 60. Fiquei com saudades do hino e procu-rei hoje no Google. A minha sensação é a mesma que você teve: beleza do hino e saudade!
Yoshiaki Onoe
São Paulo, Capital.
Entre 1955 e 1962, todos anos havia uma festa no dia 21/09, onde cantávamos esse hino.
ExcluirTenho saudades dessa época e que as escolas despertavam o espírito cívico e de amor a natureza.
Escola Maria Guimarães no interior de Pureza-RJ e no Grupo Escolar Geraq Colet (já não me recordo o nome correto)em Pureza-RJ e eram escolas estaduais sem interferência política.
Itamar Rodrigues dos Santos
Neiva, meu marido cantava esta musica quando era criança no grupo escolar ,gostaria muito de saber o ritmo . Obrigada
ExcluirProfessora Teresa
Preciso conhecer a música dessa letra. Alguém se dispõe a canta-la pr mim?
ExcluirEu me lembro de toda a melodia.
ExcluirTambém adorei. Cantava na minha infância, em Tamboára (PR).
ResponderExcluirAcho que era programa das escolas do Paraná.
Yoshiaki Onoe
No decorrer dos anos 60 eu cantava esse Hino na Escola onde estudava, em Três Barras-SC.Era no Grupo Escolar "General Osório".Sem dúvida, um hino muito bonito.
ResponderExcluirJosé Francisco
EU TAMBEM APREDI NA ESCOLA E CAMTAVAMOS NO DIA DA ARVORE , E NÁO ESQUEÇI , MUIT LIMDOESTE HINO, EU ESQUEÇI ALGUMAS LETRAS, E AGORA ESCREVI ELA TODA , VOU FAZER UM VIDIO COM ESTA MUSICA
ExcluirFiquei com saudades...
ResponderExcluirE eu cantava lá no Crato, CE; aula de civilidade.... acabaram esses valores.
ResponderExcluirQue bom encontrar essa letra. Vou procurar a musica.Clair 2013 Irati.
ResponderExcluirPor favor, quem encontrar a música me envie: flaviosouza469@gmail. com
ExcluirATÉ QUE EM FIM ACHEI ADORO ESTE HINO CANTEI QUANDO CRIANÇA NA ESCOLA,NÃO LEMBRO MAIS O TOM MAIS HOJE VOU CANTAR COM MEUS ALUNOS.OBRIGADA QUERIA O VIDEO.
ResponderExcluirAprendi esse hino quando fazia a 1ª série na Escola José Alves de Figueiredo em Crato nas aulas de Moral e Cívica.Época em que eram repassados os valores morais na família ,escola e sociedade.
ResponderExcluirem nossa escola no dia da árvore além de cantar o hino cada sala saia e plantava uma árvore que hoje estão lindas e frondosas! muito lembrar!
ResponderExcluirNo meu ver, o dia da árvore deve ser comemorado nas escolas tal como o sete de setembro, uma vez que as árvores são as responsáveis pela vida na terra. A árvore é vida, plantemos árvores nos nossos quintais, vamos colaborar com o reflorestamento da áreas degradadas, onde há árvore há verde, onde há verde há esperança, onde há esperança há vida e vida alegre.
ExcluirEu também cantava essa musica no Colegio Madre Ana Couto, no Crato-Ce nos anos 60.
ResponderExcluirLindo lindo lindo!!
ResponderExcluirURGENTE!... Alguem sabe quem canta esse hino?
ResponderExcluirURGENTE!... PRECISO DESTA MUSICA PARA APRESENTAR NA FESTA DO DIA DA ARVORE NA PROXIMA 2ª FEIRA NO MEU COLEGIO , POR FAVOR ME AJUDEM PRECISO BAIXA- LA RAPIDO
ResponderExcluirHino à Árvore:
ResponderExcluirUniversal
Nossas matas de verde esmeralda
Já se cobrem de novas capelas
Dos seus troncos vicejam libertas
Meigas folhas de tranças singelas
São os lindos vergéis da Natura
Onde temos belezas de palmas
São riquezas da Pátria adorada
Que de encanto nos enchem as almas
Estribilho
Lá do alto se espargem brilhantes
Lindos raios do sol brasileiro
Osculando as folhagens da selva
Desta terra do belo cruzeiro
Primavera festiva e garrida
Que engalana frondosas florestas
Recebei nossa palmas ardentes
Recebei nossos risos e festas
Sobre a terra deixamos agora
Belas flores por todo o caminho
Colocadas por nós, as crianças
Com cuidado, fervor e carinho
Repete o Estribilho
Eu aprendi e sempre ensinei para os meus alunos este hino, maravilhoso, de Arnaldo Barreto, que cantado é mais lindo ainda.
ResponderExcluirEu aprendi e sempre ensinei para os meus alunos este hino, maravilhoso, de Arnaldo Barreto, que cantado é mais lindo ainda.
ResponderExcluirCantava sempre quando criança na cidade de Barbalha.Sei a melodia só me faltava a letra amei,vou cantar para os meus netos.Uma bela recordação
ResponderExcluirCantava sempre quando criança na cidade de Barbalha.Sei a melodia só me faltava a letra amei,vou cantar para os meus netos.Uma bela recordação
ResponderExcluirNA DÉCADA DE 50 EU CANTAVA ESTE HINO,NO GRUPO ESCOLAR 10 DE MAIO,EM ITAPERUNA,RJ.EU SEMPRE CANTAVA COM MEUS ALUNOS ,NO DIA DA ÁRVORE.EM CASA TIVEMOS A NECESSIDADE DE CORTAR UM COQUEIRO.MEU NETO FICOU MUITO TRISTE. EM COMEMORAÇÃO AO SEU ANIVERSÁRIO DE 12 ANOS ELE VAI COM UM GRUPO DE COLEGAS,PLANTAR 12 ÁRVORES,EM UM LOCAL PÚBLICO, PREDETERMINADO.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirLindo poema.!Lembre dos meus primeiros anos no antigo curso Primário.No dia da árvore fazíamos excursão indo ao córrego vizinho da minha cidadezinha e lá cada aluno plantava uma muda de árvore cantando este hino.Foi aí que eu panhei gosto.Hoje faço mudas no meu quintal e dou para as pessoas plantarem.Aprendi com minhas professoras e repassei esse aprendizado para muitos dos meus alunos. Hoje tenho ali na minha horta até mudas de jatobá, flamboyant,sucupira e muitas outras....11/05/21.Lucia do Rosário.
ResponderExcluirCantava esse hino todos os anos, no dia 21 de setembro, na escola onde fiz o antigo Curso Primário, em Macaé RJ - Grupo Escolar Matias Neto, anos 60. Lembro até hoje da letra e música. Saudades de um tempo sem volta.
ResponderExcluirQue saudades daqueles tempos em que a gente cantava os hinos na escola.
ResponderExcluirUma pena não conseguirmos encontrar as melodias desse e de mais outros lindos hinos cantados nas escolas. Aqui no interior de SC (Três Barras) pesquisei com professores mais antigos, para saber se haviam discos ou algum tipo de gravação. Me disseram que o Estado tinha um músico contratado que durante o ano passava em todas as escolas ensinando os cantos. Mas que não haviam gravações. Dá para acreditar?
ResponderExcluirEu me lembrei desse hino quando a gente cantava na escola. Hoje em dia nem se canta mais.saudades.
ResponderExcluir