segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Orações Coordenadas e Subordinadas

Trabalhar período composto com alunos do Nono Ano do Ensino Fundamental nunca foi muito tranquilo. Este ano resolvi tentar algo diferente, além da classificação de orações, entendimento da ideia veiculada pela conjunção, etc. 

Para tornar o trabalho mais interesante estamos programando um jogo que foi denominadao Passarrepassa. Até agora dividi a turma em dois grandes grupos sobre a liderança de dois alunos escolhidos por eles. Para trabalhar o conteúdo apresentei 4 blocos de exercícios. O primeiro bloco foram questões teóricas, o segundo é contituído por orações subordinadas adverbiais para serem classificadas, o terceiro bloco é das orações coordenadas e o quarto bloco constitui-se de 20 conjunções . Os alunos deverão construir períodos compostos usando essas conjunçoes e saber analisá-los sintaticamente. 

Neste momento os alunos estão resolvendo as questões. Todos os alunos deverão ter os quatro blocos de atividades resolvidas em seus cadernos e mais um quadro de conjunções para consultar na hora do jogo.
Preciso agora montar como serão as regras do jogo. Imaginei que cada aluno vai sortear uma questão e tentar resolvê-la, se não conseguir pode repassar para seu grupo e tentar resolver uma segunda, Todos os alunos deverão resolver pelo menos uma questão. Durante o sorteio haverá prêmios e castigos.
A turma pareceu-me mais animadinha.
Ao longo do tempo vou relatando o que aconteceu. A experiência é nova para mim também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário