Em uma de minhas aulas trabalhei o gênero carta. Quis aproveitar esse momento para levar meus alunos do nono ano do Ensino Fundamental e primeiro ano do Ensino Médio a fazer uma reflexão sobre a vida e planejamento para o futuro. Com tantos adolescentes tornando pais e mães muito cedo, achei interessante apresentar a seguintes proposta de produção de texto:
Os resultados foram bem interessantes.
Vamos sugerir uma grade de correção para esse tipo de gênero
O texto apresenta:
- Vocativo
- Data
- Assinatura
- Um tamanho significativo para não se confundir com um bilhete
- Contempla a proposta de produção
- Adequação de linguagem
- Coesão e coerência
- Utilizou forma de tratamento adequada.
- Pontuação adequada
- Concordância e regência adequada ao nível de linguagem
- Correção ortográfica
- Letra legível
- Distribuição adequada do texto na folha.
- Esses critérios de correção podem ser apresentados aos alunos como uma maneira de levá-los a fazer uma autocorreção do seus próprios.
é um site bem interessante, que mostra quando o aluno ira fazer uma carta ele tem que usar varios recursos e muita atenção!!!
ResponderExcluirvc pode me dizer o que é uma carta e quais os seus elementos constitutivos na ordem em que devem ser colocados?
ResponderExcluir