domingo, 30 de agosto de 2009

Professor para o século XXI

Pulando de blog em blog encontrei no espaço "Rosylayne" ( merece ser visitado) a seguinte gravura que mostra como deve ser um professor antenado no século XXI.

O professor, atualmente, tem a seu dispor uma série muito ampla de recursos tecnológicos. Parece até que esses recursos salvarão o ensino e que o quadro e giz são absoletos. Primeiramente, não devemos nos esquecer de que quadro e giz também são recursos tecnológicos e que um dia já foram top de linha.

Mas uma reflexão faz-se necessária: de que adianta os recursos tecnológicos se não forem usados como ferramentas didáticas e se o professor não for capacitado para tal uso? Quantos laboratórios de computação estão apenas enchendo de poeira porque o professor ainda não se apropriou desse espaço e se sente amedrontado diante dele? 


Por outro lado, o aluno vê nos recursos tecnológicos apenas a opção de lazer e relações sociais, raramente os aspectos voltados para a aprendizagem. Eu abri um perfil de orkut denominado sala de aula 08 com a finalidade de interagir com meus alunos com finalidades educacionais. Eles me interpelaram "mas professora, orkut não foi feito para estudar..." Só os mais interessados passaram a utilizar raramente o espaço.
Bem, não me dou por vencida!!! Na escola estadual em que trabalho a inclusão digital começou há pouco tempo. Mas mesmo em outras escolas em que o uso de salas de informática já são mais tradicionais a apropriação ainda é pequena.
A velha dobradinha quadro e giz ou sua versão mais moderna, quadro branco e pincel, ainda têm o comando.
Porém não se enganem quanto à minha pessoinha: adoro uma tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário