quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Produção de texto - História em quadrinhos



Um de meus alunos fez a retextualização assim:


A RETEXTUALIZAÇÃO

A produção de texto via retextualização permite ao professor e aluno estabelecerem reflexões sobre o processo de produção texto, uma vez que o texto vai sofrer grandes modificações na sua forma. Por exemplo, o texto escrito precisa ser fatiado em cenas que comporão o futuros quadrinhos. O autor precisa tomar decisões sobre como desenhar os personagens e o cenário, como fazer o enquadramento das cenas. O texto escrito precisa ser sumarizado e o discurso indireto ,transformado em direto e assim por diante. Essa atividade é muito rica e permite a apropriação de uma realidade e sua reorganização. Professores e alunos terão oportunidades de vivenciarem uma complexa e agradável experiência de produção textual .

Para fazer esse trabalho com minhas turma de alunos segui o esquema abaixo:
  • Apresentei o texto (o texto trabalhado é a Reunião geral dos ratos, está na postágem logo abaixo)
  • Fiz um breve comentário sobre a função social das fábulas.
  • Pedi a eles que dividissem o texto em cenas e dessem um título para cada uma delas.
  • Finalmente pedi a eles que transpusessem para a história em quadrinhos as cenas nas quais o texto foi dividido.
  • Finalmente fizeram a revisão da história em quadrinhos modificando os elementos que eles não julgaram muito adequados.
  • Sugeri que os alunos trocassem seus textos com os colegas e conversassem entre eles sobre os textos produzidos. Esse foi um momento importante, pois os autores têm a oportunidade de trocarem ideias sobre os textos produzidos e verem seus textos em situação real de leitura e a opinião que outros leitores tem de seus textos.
  • Após esse momento de interação surge sempre a necessidade de novas revisões.
  • Finalmente os textos podem ir para o varal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário