Um de meus alunos fez a retextualização assim:
A RETEXTUALIZAÇÃO
A produção de texto via retextualização permite ao professor e aluno estabelecerem reflexões sobre o processo de produção texto, uma vez que o texto vai sofrer grandes modificações na sua forma. Por exemplo, o texto escrito precisa ser fatiado em cenas que comporão o futuros quadrinhos. O autor precisa tomar decisões sobre como desenhar os personagens e o cenário, como fazer o enquadramento das cenas. O texto escrito precisa ser sumarizado e o discurso indireto ,transformado em direto e assim por diante. Essa atividade é muito rica e permite a apropriação de uma realidade e sua reorganização. Professores e alunos terão oportunidades de vivenciarem uma complexa e agradável experiência de produção textual .
Para fazer esse trabalho com minhas turma de alunos segui o esquema abaixo:
Para fazer esse trabalho com minhas turma de alunos segui o esquema abaixo:
- Apresentei o texto (o texto trabalhado é a Reunião geral dos ratos, está na postágem logo abaixo)
- Fiz um breve comentário sobre a função social das fábulas.
- Pedi a eles que dividissem o texto em cenas e dessem um título para cada uma delas.
- Finalmente pedi a eles que transpusessem para a história em quadrinhos as cenas nas quais o texto foi dividido.
- Finalmente fizeram a revisão da história em quadrinhos modificando os elementos que eles não julgaram muito adequados.
- Sugeri que os alunos trocassem seus textos com os colegas e conversassem entre eles sobre os textos produzidos. Esse foi um momento importante, pois os autores têm a oportunidade de trocarem ideias sobre os textos produzidos e verem seus textos em situação real de leitura e a opinião que outros leitores tem de seus textos.
- Após esse momento de interação surge sempre a necessidade de novas revisões.
- Finalmente os textos podem ir para o varal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário