sábado, 1 de junho de 2013

Exercícios sobre orações subordinadas

1) Relacione as colunas, classificando as orações de acordo com a mensagem que veiculam

a – causa, b- comparação, c- concessão, admissão, d- hipótese, condição, e- conformidade, f- consequência, efeito, g- finalidade, h- proporção, i- tempo, j- modo

1- ( ) Caso não os encontre, eu lhe telefono.
2-( ) Como estivesse ventando, fechei a janela.
3-( ) Segure-o com força, para que não fuja.
4-( ) Tamanho foi o impacto, que o carro incendiou-se
5-( ) A volta não demorou tanto como a idade.
6-( ) Não falaria nem que o matassem.
7-( ) Mal me viu, veio abraçar-me.
8-( ) Ele não é , como dizem, um criminoso.
9-( ) Aproximei-me sem que ele percebesse.
10-( ) Quanto mais cresce, mais linda fica.


2) Classifique as conjunções subordinativas seguindo os mesmos critérios do exercício 2

1- Irei contigo, desde que minha família não se oponha.
2- Nada fez desde que chegou.
3- Vejo que sabes tanto quanto nós, se bem que tenhas estado no local dos acontecimentos
4- Malha-se o ferro, enquanto está quente.
5- Como a escola fosse perto, íamos a pé.
6- Eu podia assistir à pescaria, conquanto ficasse em silêncio.
7- Tanto nos leva ao porto o navio quanto ao mar.
8- Tudo saiu conforme planejamos.
9- Se estudar muito, conseguirás uma boa nota.
10- Quando estamos em dificuldades, é que conhecemos os verdadeiros amigos.


Um comentário:

  1. A sua resposta :

    Caso não os encontre, eu lhe telefono.

    = 4
    Como estivesse ventando, fechei a janela.

    = 1
    Segure-o com força, para que não fuja.

    = 7
    Tamanho foi o impacto que o carro incendiou-se.

    = 6
    A volta não demorou tanto como a ida.

    = 2
    Não falaria nem que o matassem.

    = 3
    Mal me viu, veio abraçar-me.

    = 9
    Ele não é, como dizem, um criminoso.

    = 5
    Aproximei-me sem que ele percebesse.

    = 10
    Quanto mais cresce, mais linda fica.

    = 8
    Retorno:
    Resposta correta.

    ResponderExcluir